9 de dez. de 2009

A Unidade no Corpo de Cristo (Jo 17)

Introdução:

E neste diálogo entre o Deus-Pai e o Deus-Filho, nós somos convencidos de que Cristo não só nos salvou mais também nos uniu. E devemos então evidenciar isso e vivenciar isso na nossa prática de vida cristã.

Esta oração de Jesus pode ser dividida da seguinte forma:

1º- vv 1-5 Jesus ora por si mesmo; 2º- vv 6-11 Jesus descreve o caráter das pessoas por quem ele vai orar; 3º- vv 12-16 ele ora especificamente por seus apóstolos a quem Ele havia revelado o Pai e que estão reunidos ao seu redor enquanto ele ora; 4º vv 20-26 Jesus introduz na sua oração a Igreja, constituída de todos aqueles que hão de crer nele por Intermédio dos ensinos dos apóstolos.

Quem são as pessoas por quem Jesus ora do verso 6-11? Vejamos três características destas pessoas:

1 - Eles pertencem a Deus; 6.. Homens que me deste do mundo... 9... Rogo... Por aqueles que me deste do mundo... Todas as minhas coisas são tuas e as tuas coisas são minhas.

2 - Eles conhecem o Pai; O Pai os deu ao Filho e o Filho lhes revelou o Pai... 6... Manifestei o teu nome aos homens que me deste.

3 - Eles vivem no mundo; essas pessoas são identificadas como pessoa que vivem no mundo, Jesus diz "já não estou no mundo, mas eles continuam no mundo". Resumindo primeiro, O Pai que deu ao seu Filho; Segundo, o Filho nos revelou o Pai; terceiro, nós vivemos no mundo.

A unidade do corpo

1) - Unidade na Fé - Eles tem guardado a tua palavra. Versos 6 a 8, 14,20

6 Manifestei o teu nome aos homens que deste do mundo. Eram teus, tu mos confiaste, e eles têm guardado a tua palavra.

A união por meio da palavra acontece quando cada discípulo decide obedecer-la, amá-la e praticá-la, deixando de lado seus pré-conceitos, e permitir que a palavra forme nele o caráter de Cristo, a unidade por meio da palavra é despir de nossa própria vontade e buscar a vontade de Deus.

2) - Unidade no Amor - a fim de que o amor com que me amaste esteja neles -vv23,24 e 26

26 Eu lhes fiz conhecer o teu nome e ainda o farei conhecer, a fim de que o amor com que me amaste esteja neles, e eu neles esteja.

a) - O amor é ausência de ódio de rancor, de ciúmes. Não há nada mais ingrato do que um cristão levar uma vida de rancor, levar uma vida sem perdoar. É Inadmissível que os cristãos não saibam perdoar o seu próximo, nós que recebemos o perdão.

b) - O amor é prático. Deus quando declara que nos ama, ele comprova isso pela prática do amor, enviando o seu Filho ao mundo para se entregar por nós, Deus não só disse que nos amava, mais se entregou por este amor, esse é o maior exemplo de amor para nós.

c) O amor é expressão de gratidão a Deus por aquilo que Ele fez por nós. O amor nos leva a perdoar, nos leva a obedecer. Jesus aqui não espera que o mundo nos ame, mas pelo contrário Ele espera que o mundo nos odeie. Mas embora o mundo nos odeie, Jesus espera que mesmo sendo odiados pelo mundo, demonstremos amor as pessoas. Jesus espera que o seu povo reaja ao ódio com amor, supere o ódio pelo amor, converta o ódio em amor.

3) - Unidade na Missão - Eu vos envio ao mundo,v 18 Assim como tu me enviaste ao mundo, também eu os enviei ao mundo.

Nossa missão é a anunciar ao mundo de que em Cristo Jesus, há um caminho melhor, há salvação. Em Cristo somos aceitos por Deus.

O modelo para a unidade no corpo: a trindade

21 Afim de que todos sejam um; e como és tu, ó Pai, em mim e eu em ti, também sejam eles em nós; para que o mundo creia que tu me enviaste.

Vejamos então alguns aspectos do relacionamento da Trindade. 1)

1 - Santidade - vv 11,19

Lv 11:44 diz"... sede santos, porque eu sou Santo...".

A santidade de Deus é absoluta, não existe outra alem. A nossa não é relativa se aperfeiçoa nele (Jesus)

A nossa forma de relacionar não deve ser a forma do mundo, antes, nossos relacionamento devem ter um caráter santo.

É na comunhão verdadeira que nós vamos ser cada vez mais unidos e isto se expressa no serviço que prestamos uns aos outros; e isto acontece dentro do contexto da igreja.

2) - Confiança - vv 2,4

Confiança aqui envolve dois aspectos Importantes.

O primeiro deles é de confiar, de dar crédito. Para que haja relacionamento sadio em nossas relações, há de haver confiança.

O segundo aspecto Importante em relação à confiança, é o de ser digno da confiança do próximo, pois, fica difícil as pessoas confiarem em nós, se não somos verdadeiros nos nossos relacionamentos.

O propósito da unidade no corpo

Qual o propósito da Unidade? De acordo com o texto que lemos, são dois os principais propósitos da unidade que tem como modelo a Trindade, vejamos:

1 Em relação ao mundo:

Para que creiam e conheçam a Deus - v 21b e v 23

"... para que o mundo creia que tu me enviaste..- para que conheça que Tu me enviaste...".

A unidade no Corpo de Cristo também expressa um cará ter evangelístlco, ou seja, de fazer com que o mundo creia que Jesus é o Filho de Deus, enviado por Deus, que foi a Jesus que Deus confiou a missão de salvar o seu povo e conceder a este vida eterna.

"... a vida eterna é esta: que te conheçam a ti, o Único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste".

2 Em relação à igreja:

Para que sejamos perfeitos - verso 23 "... a fim de que sejam aperfeiçoados na unidade...".

A unidade visa também nossa perfeição. Devemos ver em cada irmão um instrumento usado por Deus para nos aperfeiçoar, e sermos na vida dos irmãos instrumentos de Deus para a sua perfeição.

O que essa unidade produz?

a) Crescimento (Ef. 4:151. Unidos em Jesus e nos seus ensinos estaremos num constante crescer na graças (I Pé 3:18) e no amor cristão. Nossa fé também cresce (II Co 10:15).

b) Aperfeiçoamento (Ef. 4:121. A vida cristã não é estática mas cresce e se aperfeiçoa. O apostolo Paulo orava pedindo o aperfeiçoamento dos crentes (II Co 13:9). Nossa santidade aperfeiçoa-se (U Co 7:1).

c) Preservação: (Ef.: 4:14). Há um perigo muito grande: o de sermos levados por ventos de doutrina. Quantos que pelo menor movimento que surge, abandonam sua fé, sua vida espiritual. É necessário preservarmos nossa experiência com Cristo. Só a unidade é que pode conservar-nos na rocha que é Cristo.

Conclusão:

Uma vez crente, o salvo deve observar estes elementos de união espiritual e cristã. Não poderia ser de outro modo, pois o Espírito Santo é quem nos sela, unifica para o dia da redenção (Ef. 4:30).

Nenhum comentário:

Postar um comentário